Imagem - Recorte Cartaz Divulgação

Nesta edição da Primavera dos Museus, o MHP lança sua mais nova exposição: Colônia Vilinha. Parte do mais novo projeto elaborado pelo Museu Histórico de Palmeira, junto ao Departamento de Cultura e Turismo.

O “Projeto Pertencer”, como foi intitulado, consiste em um trabalho continuado, que tem como o objetivo principal documentar, preservar e valorizar as histórias das comunidades rurais do município de Palmeira. Reconhecendo a importância cultural e histórica dessas comunidades, o projeto visa criar um acervo rico e acessível que permita a preservação das tradições, costumes e experiências dos moradores locais.

Além de gerar uma exposição itinerante que pode transitar entre as diferentes escolas e festividades do município, um dos objetivos é o de incentivar e contribuir para que as próprias comunidades desenvolvam espaços de memórias e laboratórios culturais que exercitem o sentimento de pertencimento e valorização dos conhecimentos e histórias daquela população.

Além desta exposição, a 18° Primavera dos Museus, cujo tema é Museus, Acessibilidade e inclusão, em nosso município terá como principal objetivo a realização de ações educativas que permitam que as novas gerações tenham acesso a estrutura organizacional destas instituições, seu funcionamento e todo o processo de preservação da história da cidade. O objetivo é ressaltar a complexidade dessas instituições e a busca da superação da imagem do museu como “apenas um espaço que guarda coisas velhas”.

As atividades da 18° Primavera dos Museus terá início na próxima semana a partir de segunda-feira, dia 30 e irão até dia 04 de outubro

A exposição Colônia Vilinha estará exporta no Hall do Cine Teatro Municipal, durante esse período

 

Texto – Assessorias

Deixe um comentário