Imagem - Divulgação

A 22ª Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”.

O Museu Histórico de Palmeira preparou uma temporada de eventos em celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

O evento tem como temática Educação e Pesquisa, com três palestras que serão apresentadas no Centro Cultural Viscondessa de Tibagi.

Mais do que apresentarem temas que se conectam, as palestras pretendem fomentar indagações sobre o universo da pesquisa e da educação.

Além disso, será lançada a mais nova exposição do Museu Histórico de Palmeira: “Colônia Cecília: ideal e polenta”, uma exposição idealizada para trabalhar com questões educacionais, de preservação e do universo das pesquisas.

A exposição foi desenvolvida através da bibliografia escrita ao longo das últimas décadas.

Na programação, a primeira palestra será com Roberta Oliveira Brecailo, no dia 14, às 19 horas, sobre o trabalho de pesquisa: “O Estado Laico e a liberdade de credo: particularidades da chegada do Espiritismo em Palmeira (1890-1930)”.

No dia 15, palestra com Vanessa Albano sobre o trabalho de pesquisa: “A (re)invenção da identidade católica polonesa na Colônia Santa Bárbara em Palmeira/PR (1890 – 2019)”.

Por fim, no dia 16, palestra com Jonatas Boaventura Schulli sobre o trabalho de pesquisa: “A igreja Assembleia de Deus em Palmeira: tensões religiosas durante as primeiras décadas de inserção pentecostal (1940-1950)”.

No dia 17 acontecerá a abertura da exposição Colônia Cecília: ideal e polenta, às 10 horas, no Museu Histórico de Palmeira, uma aproximação com a história da primeira experiência anarquista da América do Sul.

Deixe um comentário