Muito antes do mandato do Prefeito Sérgio Belich, do União Brasil, completar um ano e meio, a rotatividade dos secretários municipais é alta e mostra fragilidades internas, passando para a população uma sensação de insegurança e inexperiência.
Na Secretaria de Educação, neste pequeno período de tempo já passaram três mandatárias pela pasta. Andrieni Caldas ficou como secretária, ainda da gestão do prefeito Edir Havrechaki e ocupou o cargo ate dia 16 de abril do ano passado, pouco menos de quatro meses quando foi substituída pela professora Márcia Muchinski.
Em meio a polemicas pela demora na entrega dos uniformes escolares e o por ter enfrentado resistência para concessão do reajuste do piso do magistério salarial dos professores pediu demissão do cargo em março deste ano.
A professora Márcia Ristow é a terceira a ocupar a cadeira da Secretaria de Educação, quebrando a promessa feita pelo Prefeito em fazer escolhas para este tipo de cargo a partir de consulta aos professores da rede municipal. Até aqui a média é uma secretária de Educação por semestre.
Já o ex-secretário Fernando Capraro foi exonerado durante a mudança da nomenclatura da pasta do Urbanismo para Desenvolvimento Urbano, onde os demais secretários que tiveram as nomenclaturas de suas pastas alteradas também foram exonerados para serem readmitidos na sequência com as novas terminologias. Capraro não voltou, hoje o engenheiro do Norte do Paraná, Diego Lopes, comanda o seguimento.
A mais recente baixa foi a do ex-secretário de Saúde, Giovatan de Souza Bueno, queridinho da administração e avaliado como ‘super-secretário’, abandonou a pasta de forma intempestiva e sem muitas explicações.
No meio desse entra e saí de secretários, e com tanta instabilidade nos setores, o Vereador Joslei Siquinelli avaliou a rotatividade como pequena reestruturação. Em explicação pessoal durante a última sessão da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (4), o parlamentar pediu ao prefeito Sério Belich que preencha os quadros comissionados com funcionários efetivos dentro do que avaliou como pequena reestruturação.