A Confederação Nacional dos Municípios, CNM, elaborou o Índice de Desenvolvimento da Agropecuária Municipal (Idam) para apoiar os gestores em como planejar e organizar as ações municipais de incentivo ao desenvolvimento da produção rural. No ranking nacional do Idam, baseado em dados municipais de 2019, o município de Palmeira aparece na 150ª posição entre os 5.568 municípios do Brasil, com índice 0,7751, e é o 10º entre os 399 municípios do Paraná.
O líder nacional do ranking é o município de Cristalina, no estado de Goiás, com índice 0,9577. Já o líder estadual é o município de Castro, que aparece na 31ª posição nacional, com índice 0,8912.
O Idam foi apresentado no último mês de abril, durante a 23ª Marcha a Brasília em Defasa dos Município. O índice é uma ferramenta para avaliação da atividade agropecuária na economia municipal, visando ao desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores para medir o grau do desenvolvimento das atividades ligadas ao campo.
Esse índice, ao avaliar a atividade rural, configura-se como uma ferramenta de apoio à gestão, capaz de evidenciar as prioridades municipais e situar as municipalidades em relação a outros Municípios como características semelhantes e a um cenário futuro desejável.
O desenvolvimento é entendido como o crescimento equilibrado da produção, da geração de emprego e de empresas voltadas para o agro, do investimento e da arrecadação municipal, e confere índices entre 0 e 1 para todos os municípios do país.