Foto - Arquivo Rádio Cruzeiro do Sul

Faltando dez meses para que 26 mil eleitoras e eleitores de Palmeira compareçam às urnas para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito; bem como vereadoras e vereadores, que atuarão na Prefeitura e na Câmara Municipal entre 1º de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2028.

As eleições municipais serão realizadas no dia 6 de outubro e alguns prazos referentes às eleições municipais de 2024 já começaram a valer na virada do ano.

Desde o dia 1º de janeiro, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatas e candidatos às Eleições Municipais de 2024 devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior
Eleitoral.

O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados.

Entre 7 de março e 5 de abril, acontece a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

Dia 6 de abril, seis meses antes do pleito, é a data-limite para que todas as candidatas e todos os candidatos tenham domicílio eleitoral no município em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.

Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às prefeituras, bem como aos cargos de vereador.

Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Esse tipo de publicidade só pode ser feita a partir de 16 de agosto, data posterior ao término do prazo para o registro de candidaturas.

A data é um marco para que todos os postulantes iniciem as campanhas de forma igualitária, até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

A propaganda gratuita no rádio e na TV é exibida nos 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno, dessa forma, a exibição deverá começar em 30 de agosto e se encerrará em 3 de outubro, quinta-feira anterior à data da eleição.

Deixe um comentário