Na próxima sexta-feira (30) vai começar o horário eleitoral gratuito no rádio para a veiculação dos programas eleitorais dos candidatos a prefeito, vice e vereador, que será feita até o dia 3 de outubro, quinta-feira que antecede a eleição de 6 de outubro.
A ordem de veiculação e o tempo destinado às propagandas eleitorais gratuitas de cada candidato foram definidos em reunião de elaboração do Plano de Mídia, realizada na sexta-feira, no Fórum Eleitoral de Palmeira.
O tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio para os candidatos a prefeito de Palmeira será de 20 minutos divididos em dois blocos diários de 10 minutos cada, de segunda-feira a sábado.
Em cada bloco, a coligação “Palmeira em frente novamente”, que tem Altamir Sanson (PSD) como candidato a prefeito, terá 5 minutos e 30 segundos para a sua propaganda.
A coligação “Palmeira uma nova história”, cujo candidato a prefeito é Max Vida Santos (Republicanos), terá 2 minutos e 55 segundos para veicular sua propaganda eleitoral.
E a coligação “Por mais Palmeira”, que tem Odair Sanson Júnior (PMB) como candidato a prefeito, ficou com 1 minutos e 33 segundos de tempo para sua propaganda.
O mesmo conteúdo será apresentado no bloco que vai ao ar das 7 horas às 7h10 e das 12 horas às 12h10. Os candidatos a prefeito e vice terão ainda outros 42 minutos para inserções de 30 ou 60 segundos durante a programação diária das emissoras de rádio.
Altamir Sanson e o candidato a vice, José Aílton Vasco (PSB) ocuparão 223 minutos e 09 segundos do tempo total dessas inserções; Max Vida Santos e seu candidato a vice-prefeito, Valmir Sanson (União Brasil), terão 12 minutos e 16 segundos para usar com inserções; e Odair Sanson Júnior e Wiliam Wieczorek (Progressistas), poderão utilizar 6 minutos e 33 segundos para as inserções.
Candidatos a vereador
Quanto ao horário eleitoral gratuito para os candidatos a vereador e vereadora, a propaganda será feita todo os dias somente através de inserções de 30 e 60 segundos de segunda-feira a domingo, ou seja, nos sete dias da semana, as emissoras de rádio e de televisão devem reservar 70 minutos diários para o horário eleitoral gratuito, que terá inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político, federação ou coligação, e distribuídas ao longo da programação veiculada entre das 5h às 24 horas, totalizando 30 minutos diários.
Os candidatos do PL terão tempo diário de 5 minutos e 54 segundos.
Os da Federação Brasil da Esperança terão 4 minutos e 52 segundos.
Para os candidatos do União Brasil serão 3 minutos e 37 segundos.
Para os candidatos do Progressistas serão 2 minutos e 56 segundos.
Os candidatos do PSD terão 2 minutos e 39 segundos.
Os candidatos do Republicanos terão 2 minutos e 32 segundos.
Para os candidatos da Federação PSDB Cidadania e do Podemos, o tempo para propaganda será de 1 minuto e 17 segundos.
Os candidatos do PDT terão tempo de 1 minuto e 13 segundos.
Para os candidatos do PSB o tempo de propaganda será de 1 minuto e 03 segundos.
E os candidatos do Avante terão 39 segundos por dia para a propaganda eleitoral.
Os candidatos a prefeito, vice e a vereador pelo PMB e pelo Novo não dispõem de tempo para o horário eleitoral no rádio por não contarem com representação mínima na Câmara dos Deputados.