O novo edital para o 38º ciclo do programa Mais Médicos para o Brasil ofertou 3.177 vagas e recebeu 33.014 inscrições, destacando a participação expressiva de médicos formados no país.
Do total de vagas, 95% foram preenchidas por profissionais que possuem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil.
Os 5% restantes das vagas foram preenchidos por brasileiros formados no exterior.
Ao todo, na região Sul serão alocados 664 profissionais, desse número, 233 irão atuar no Paraná.
Palmeira deve receber quatro médicos para atuarem em Estratégias de Saúde da Família, com o que passarão a ser nove profissionais disponibilizados ao município através do programa.
O governo federal retomou o Mais Médicos em 2023 para garantir atendimento médico principalmente em regiões de vazios assistenciais, além de trazer aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.
Desde o ano passado, eles têm a possibilidade de fazer especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Únicos de Saúde (SUS).
O número de profissionais do Mais Médicos em atividade aumentou 93,83% desde o início do governo Lula — de janeiro de 2023 até junho de 2024.
Atualmente, 24.894 médicos e médicas atendem em todo o Brasil.
São 12.051 a mais que o registrado em dezembro de 2022.