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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, iniciou 2025 com execução do pavimento rígido de concreto da restauração da PRC-280 entre Clevelândia e Pato Branco, na região Sudoeste.

Está sendo utilizada a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente nas faixas e acostamentos recebe melhorias e é utilizado como base para a execução das novas placas de pavimento de concreto.

Esta mesma técnica, segundo já anunciado pelo governo do Paraná, deve ser usada na restauração do trecho da PR 151 entre Palmeira e Ponta Grossa.

A obra do pavimento, com extensão de 32 quilômetros e 700 metros, será executada pelo Consórcio Palmeira, formado pelas empresas Castilho Engenharia e Empreendimentos S/A e Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda, com investimento previsto de pouco mais de R$ 257 milhões.

Ainda não há prazo definido para o início das obras, cujo projeto prevê a implantação de 15 quilômetros e 200 metros de terceiras faixas em todos os segmentos críticos de ultrapassagem, e novas vias marginais de pavimento asfáltico na Colônia do Lago.

Para as obras de arte especiais neste trecho, está previsto o alargamento da ponte sobre o Rio Forquilha em 4 metros e 80 centímetros, para implantação de passeio para pedestres e uma ciclovia bidirecional, além da implantação de um novo viaduto em Palmeira, no entroncamento da PR 151 com a rua 15 de Novembro, rua Manoel Ribas, rua Daniel Mansani e a Avenida NacimBacila.

O DER já realizou obra semelhante na PRC-280 entre Palmas e o trevo com a BR-153 em General Carneiro, finalizada em 2023, e recentemente concluiu o novo pavimento de concreto no trecho entre Palmas e Clevelândia.

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